Para despertar sentidos por Guglielmi Meneghel
Sintonia foi palavra-chave na execução do projeto de interiores para este apartamento de 300 metros quadrados, em um edifício assinado pelas mesmas arquitetas. Com paleta de cores neutras e uma combinação elegante dos estilos neoclássico e contemporâneo, a proposta se destaca pela harmonia.
Projetar espaços é um ofício que exige uma visão multissensorial dos ambientes. Mais do que belas para o olhar, as composições devem ser agradáveis ao toque, ter conforto acústico e proporcionar sensações que despertem o olfato e o paladar – como no caso da arquitetura sinestésica. É assim o projeto elaborado pelas arquitetas Andrea Guglielmi e Fabiany Meneghel para um casal e suas duas filhas jovens: uma proposta que mostra como a atenção aos detalhes garante resulta os singulares.
Com traços da estética contemporânea e toques neoclássicos, a área social imprime esse cuidado com a integração estratégica da cozinha com o living. Apesar da ligação entre os cômodos, painéis deslizantes permitem que a atmosfera de cada ambiente seja valorizada, como no home theater, que demanda um clima acolhedor, com boa sonoridade e iluminação intimista.
Em cada canto, a personalidade dos moradores é evidenciada por meio do bom gosto das profissionais, que além de assinar o interior do apartamento, têm sua assinatura no projeto arquitetônico. O tapete persa, por exemplo, está presente em todo o projeto, assim como os tons neutros, que dominam a paleta elegante e atemporal.
PONTOS-CHAVE
• A atemporalidade dos clássicos – seja nas texturas, seja nas cores – é sempre uma boa pedida. Na cozinha, tons claros dão vida aos móveis com design contemporâneo, valorizando linhas retas.
• Os espelhos e perfis em carbono quebram a base monocromática, assim como a cristaleira, que abriga a televisão.
• Os painéis deslizantes definem o layout ao mesmo tempo em que integram os ambientes. Quando fechados, proporcionam a aura perfeita para cada espaço.
• As cadeiras em couro preto Sollos arrematam a composição do ambiente que esbanja funcionalidade e estilo.
Em tons claros de fendi, a suíte é marcada por toques neoclássicos. Os boiseries criam o pano de fundo da proposta nos painéis, que conferem ao ambiente a sofisticação e o acolhimento para o descanso do casal. Para os momentos de leitura e contemplação, a poltrona Dora em veludo azul petróleo, de Jader Almeida, entra em cena – iluminada pelo pendente em cristal Baccarat, que pontua o centro da suíte.
Protagonista da sala de jantar, a mesa Bank, de Jader Almeida, com o tampo em mármore Armani em tom grafite compõe com as cadeiras Satti em veludo e couro cinza. Dois pendentes de cristal vintage da Dominici e o tapete persa em tons de off-white completam o ambiente, assim como o buffet em laca fendi. A iluminação destaca os veios da pedra, que reflete o requinte intrínseco à composição.
DETALHANDO
1. A circulação da área íntima é marcada por uma grande rouparia com portas de espelho, organizando todo o enxoval do apartamento. O ambiente em tons de off-white tem uma grande passadeira em persa, marcando a circulação e conforto ao percurso.
2. A imponência do preto é o destaque do lavabo, um ambiente todo revestido em espelho. A bancada em mármore Nero Marquina dá o tom do cômodo, que valoriza a linearidade.
3. Os tons acinzentados prevalecem no terraço gourmet, composto por Dekton e mármore Armani. A bancada abriga a cave e a cervejeira no espaço, que recebeu um fogão cooktop para tornar os momentos gastronômicos ainda mais saborosos.
Publicações Relacionadas
Tem design, tem tudo
Perspectiva contemporânea
Aconchego familiar
Fique Conectado

Arquitetura
Mosaicos, as obras das musas
“Um coração em cacos, depois que cicatriza, vira o mosaico mais lindo que já vi”, versa o poeta contemporâneo paulista…
Oásis em casa: salas de banho para relaxar
O expediente acabou e, depois de um dia longo e cansativo de trabalho, o desejo é chegar em casa e…
Memória com Paulo Mendes da Rocha
Provocativas, a literatura e a filosofia nos fazem encarar a efemeridade da vida. “Nunca somos. Sempre estamos”, diz Chico Buarque…
Design
De volta à era das pedras naturais
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente esculpi até libertá-lo”. A frase do pintor, escultor, poeta e arquiteto…
Invasão italiana
A arte pulsa nas veias do povo italiano. Pelas mãos de Leonardo Da Vinci, nasceu Mona Lisa; da mente de…
De bar em bar
Salute! Prosit! Tim, tim! Lugar de celebrar a vida, encontrar os amigos e apreciar bons drinks, o bar é mais…