Últimas Novidades

27 out 2021

Destaques

Destaques

Para tocar a natureza, por IK Studio Interior Design

A vegetação nativa não apenas incentivou a mudança do casal para Jurerê Internacional, como inspirou um projeto de interiores totalmente intuitivo e repleto de brasilidade, onde o amor pela natureza é a essência da casa.

Além das particularidades que pertencem a cada cliente, os projetos de interiores possuem um fator externo que é difícil de ser ignorado: a localização. A beleza do entorno muitas vezes é incorporada dentro dos espaços, principalmente quando os proprietários são apaixonados pela natureza e o lar encontra-se em um local privilegiado — como é o caso do apartamento de 300 metros quadrados rodeado por montanhas e pela vegetação nativa.

Quando o casal resolveu mudar de Curitiba para Jurerê Internacional, a missão das designers de interiores do IK Studio Interior Design era utilizar a paisagem como inspiração. Além disso, a família necessitava de quatro suítes para receber as três filhas e uma área social pronta para grandes encontros.

Foto: Fábio Jr. Severo

As designers fizeram uma reforma completa que recebeu o estilo contemporâneo como ponto de partida e móveis de design assinado que se misturam a obras de arte. Uma abertura de oito metros também entrou em jogo para convocar à contemplação da paisagem: “além da vista total da linha do horizonte e de todas as montanhas ao redor que era o sonho dos clientes, viver perto da natureza e do mar”, comentam as profissionais sobre os destaques.

Foto: Fábio Jr. Severo

Pontos-chave

• A área social foi integrada para atender aos pedidos por espaços de convivência amplos. Por isso, o aparador serve como elemento setorizador e a sua tonalidade se mistura à base neutra do apartamento.

Foto: Fábio Jr. Severo

• Além da movelaria autêntica, o Painel Fresare em Laminato Alba e o porcelanato Oro Bianco se unem para transmitir sofisticação e unidade estética.

Foto: Fábio Jr. Severo

• As obras de arte fortalecem a identidade do casal, seja através da paixão pelo mar ou relembrando histórias da família. O quadro Vista Mare, de Camila Saavedra, é um dos protagonistas, assim como a escultura Ninho do artista Mario Lopomo. O quadro de manga, assinado pelo carioca Silvio Pinto, foi trazido do acervo dos moradores e guarda lembranças sobre a primeira gestação da cliente.

Foto: Fábio Jr. Severo

Designers brasileiros assinam as peças que enaltecem a área social. Entre elas, a mesa de jantar Bizzet é uma criação de Jader Almeida e leva o seu desenho minimalista à sala de jantar. As cadeiras Rio, de Luan Del Savio, são determinantes para a estética do conjunto: sua base de madeira jequitibá conversa com o propósito e com o estilo do apartamento. Jader Almeida também assina os pendentes Lush, enquanto as cerâmicas de Guilherme Wentz refinam a decoração.

Foto: Fábio Jr. Severo

Um dos desafios do IK Studio Interior Design foi criar espaços que interajam com a natureza. Além dos materiais em sua essência e das aberturas de oito metros — que foram totalmente alteradas para dar amplitude à vista —, a varanda conectada à área social tem o papel de agregar fluidez para o casal sentir a brisa do mar e o contato com a vegetação em todos os cantos.

Foto: Fábio Jr. Severo

A cozinha é uma das estrelas do projeto. Contemporânea e descontraída, a paleta de cores incentiva a proprietária — especialista na área gastronômica — a preparar suas deliciosas receitas. O ambiente é o mais utilizado no apartamento e os elementos foram escolhidos a dedo para o conforto e estética andarem em consonância: as banquetas Dotty, assinadas por Jader Almeida, os revestimentos em azul e branco e a churrasqueira são alguns dos elementos-chave.

Foto: Fábio Jr. Severo

O quarto que antes era uma lavanderia recebeu a vegetação como inspiração. Assim, a cor verde está nas roupas de cama, nos quadros e nas próprias plantas.

Foto: Fábio Jr. Severo

A cama de casal possui uma estrutura diferenciada que guarda duas camas de soltos embaixo para que a filha e seus filhos tenham bastante espaço e conforto. O piso de madeira é um xodó a parte, deixando o espaço mais quente, intimista e acolhedor.

Foto: Fábio Jr. Severo

Com tanta beleza em volta, é claro que a varanda possui elementos especiais para que o casal fique horas a fio a admirando. Com vista de 270 graus, o deck recebeu um jacuzzi de oito lugares e espaçosas espreguiçadeiras.

Foto: Fábio Jr. Severo

Os móveis assinados também marcam presença no ambiente externo como a poltrona Soul, de Luan Del Savio e o sofá Swell, assinado por Alain Blatchè.

Foto: Fábio Jr. Severo

Detalhando

1. O jardim vertical é robusto e forma um cantinho de introspecção e descanso no home theater. A iluminação natural deixa ainda mais prazeroso os momentos imersos em livros — assim como a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues.

Foto: Fábio Jr. Severo

2. Para as designers, o lavabo é o cartão de visitas e uma oportunidade para ousar. O azul royal se estende das paredes ao teto, enquanto o Porcelanato Oro Bianco contrasta com a cor vibrante e vai da cuba para as paredes. O espelho em forma orgânica foi criado pelo escritório e recebe iluminação de LED para garantir unicidade.

Foto: Fábio Jr. Severo

Publicações Relacionadas