Últimas Novidades

03 dez 2020

Destaques

Destaques

Leveza cotidiana por Dantas Arquitetura

Valorizando a estética e a energia de materiais naturais, este apartamento com áreas generosas e gostinho de casa em Joinville é marcado por leveza e integração — tudo para os moradores desfrutarem bons momentos em família.

A inspiração para o bem viver é a essência deste projeto assinado pelos profissionais da Dantas Arquitetura. O time foi convocado para dar luz a ambientes amplos e integrados, que acolhessem a família, curtindo bons momentos juntos, mas sem perder a individualidade. O processo, que levou cerca de um ano, foi marcado por uma forte sinergia, pesquisa e conversas a fim de oferecer soluções para o cotidiano do casal de empresários, seus dois filhos e o pet.

O apartamento traduz por si só a convivência em diálogo entre o externo e interno, a partir de um generoso terraço. Com jeito de casa, o lar de 450 metros quadrados começou a ser pensado a partir da personalização do layout e infraestruturas.

O resultado foram ambientes feitos para serem desfrutados com leveza em meio ao predomínio de materiais elementares da natureza, como pedra, couro e madeira. A criação do mobiliário desenhado pelo escritório foi guiado por conforto, beleza e resistência, ao lado de peças assinadas, como o buffet Ole, desenhado por Matheus Martins; a mesa de jantar Thae, criação de Luan Del Savio; e as cadeiras Tecno, assinada por Marcelo Ligieri. Já a paleta de cores em tons neutros e complementares se sobressai em peças singulares como as luminárias e os quadros, além da vegetação e das peças. permeadas por afeto que fazem parte do acervo familiar.

Sala de estar é sinônimo de família reunida para colocar o papo em dia, assistir a séries e filmes juntos ou dar umas boas risadas em sintonia. Centro da área social, o ambiente é conectado aos demais por meio de elementos complementares, como a grande bancada com armários iluminados e as ripas de madeiras. Protagonistas no décor, destacam-se o amplo e confortável sofá Trionfo, automatizado com inclinação individual, as poltronas Selma, da Natuzzi, e o painel em pedra natural com seus quase sete metros.

PONTOS-CHAVE

• Projetada para a preparação dos pratos no cotidiano e refeições rápidas, a cozinha fica separada da área social, contudo, traz a paleta de cores e materiais em sintonia com a proposta principal.

• Funcionalidade e amplitude resumem o ambiente, que recebeu materiais e texturas protagonistas em lâminas naturais, como a pedra e a marcenaria aconchegante com suas belezas ornamentais. Um toque moderno entra em cena com o rasgo de espelho.

• Desenhada pelos profissionais, a marcenaria possui uma estética clean, com linhas retas e fluidas, além de acabamentos minimalistas.

A suíte master reúne dormitório, closet e banheiro para o casal, com ambientes espaçosos que focam em conforto e acolhimento. O painel ripado amadeirado com a mesa de cabeceira confere um charme aconchegante ao décor, junto à iluminação pendente.

Abrindo-se para receber a iluminação externa com verde exuberante, as persianas são o pano de fundo de um nicho de relaxamento e contemplação a partir das poltronas Patagônia, do designer Bruno Faucz — outro destaque singular do mobiliário.

DETALHANDO

1. Tonalidades mais escuras compõem o quarto do primeiro filho, que tem um ar industrial, com paredes chumbo, marcenaria com madeira ebanizada e estruturas em ferro preto.

2. O estilo contemporâneo amarra a proposta do quarto do segundo filho, expressando o estilo e os gostos do jovem. Os contrastes complementares ficam entre grafite e verde, com os toys e quadro, que tornam o décor acolhedor e despojado, junto à iluminação indireta envolvente.

3. O escritório foi um pedido especial dos moradores, recebendo uma grande bancada onde compartilham o dia a dia de trabalho. O nicho com livros toma o móvel aéreo, mantendo-os conservados ao mesmo tempo em que compõem o décor.

4. Promovendo o diálogo entre a sala de jantar, de TV e o hall, a grande cristaleira expressa o charme da marcenaria com iluminação interna evidenciando peças com obras de arte.

5. Pensado para refeições cotidianas e para receber os amigos e a família em ocasiões especiais, a varanda recebeu o espaço gourmet com cozinha e uma churrasqueira bem equipada.

6. Seguindo a identidade do projeto, os materiais naturais caracterizam o protagonismo dos revestimentos, com a bancada em mármore e a marcenaria. O pêndulos conferem um toque industrial charmoso ao décor.

7. Inspirando o bem viver, o ambiente externo une conforto dos materiais com a vivacidade das plantas. O pergolado em madeira ebanizada com móveis elegantes convida para momentos individuais regados a uma boa leitura ou encontros com amigos.

8. Exibindo o pé-direito duplo de seis metros, o living destaca e valoriza o projeto arquitetônico, que é evidenciado com o conjunto de luminárias. Em um layout circular, o espaço recebeu seis poltronas e um bar, podendo ser utilizado para recepcionar pessoas ou para uma leitura mais reservada.

Publicações Relacionadas