Últimas Novidades

27 out 2021

Destaques

Destaques

Vamos nos permitir por Marcos Sonego Arquitetura

Transparência, leveza e sofisticação marcam o projeto desta casa localizada em um condomínio de Criciúma. Com 420m², a proposta promove a integração dos ambientes de forma elegante e harmoniosa, permitindo à família amante da natureza uma atmosfera única dentro do próprio lar.

Para a nova fase da vida, a família queria “um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera”, até porque o jovem casal de proprietários, que ainda figura a casa dos 30, sabe bem “que não há tempo que volte”, como canta Lulu Santos. E por que não vivenciar dia após dia esse clássico de Tempos Modernos dentro do próprio lar? Este é o sentimento que vibra alto e em bom tom no lugar onde moram uma farmacêutica, um odontologista e o casal de filhos, e que teve como base na elaboração do projeto o extremo desejo dos clientes: o de conviver em um local iluminado, aberto, transluzente e que lhes permitissem bons momentos.

Foto: Rudi Razador

No projeto assinado pelos arquitetos Marcos Sonego, Brunna Canto e Tiago Gonçalves, a luminosidade natural invade os ambientes que, convenientemente, conversam entre si em uma suave convergência entre sala de estar, sala de jantar e cozinha – três áreas unificadas em uma composição prática, refinada e harmoniosa.

Foto: Rudi Razador

A escolha foi valorizar uma arquitetura moderna e requintada, mas que ao mesmo tempo pudesse ser prática e funcional e que se adaptasse bem aos perfis dos clientes que, ora preferem uma vida social agitada, na presença de bons amigos, ora momentos reservados e aconchegantes em família. O verde da vegetação externa também ganha protagonismo no layout interno, honrando um outro pedido especial dos moradores: uma atmosfera natural dentro de casa.

Foto: Rudi Razador

Uma sala de jantar arejada que, assertivamente, também dá espaço à sala de estar e à cozinha – uma composição que levou versatilidade e sofisticação ao décor. O espaço de conforto, bem-estar e elegância é marcado pela mesa em mármore Branco Paraná e pela cortina voil em linho cinza, que garantem transparência e leveza à proposta.

PONTOS-CHAVE

• Totalmente integrada ao espaço social, a cozinha reúne elementos que vão do clássico ao contemporâneo, ideais para quem gosta de cozinhar e receber visitas.

Foto: Rudi Razador

• A parede de fundo em tom verde possibilita profundidade e mais personalidade ao ambiente.

Foto: Rudi Razador

• A adega com portas de vidro incolor e o requinte da cristaleira compõem os acessórios
clássicos do ambiente, junto ao esquema de iluminação interna com forro de gesso e perfis de LED chumbados e embutidos.

Foto: Rudi Razador

O espaço gourmet recebeu uma bancada em ilha extensa, equipada com cuba, canal organizador úmido, cooktop e torre de tomadas, permitindo funcionalidade e sofisticação em um só lugar.

E se cada cantinho da casa carrega uma arquitetura moderna, enxuta e orgânica, a área íntima do casal não poderia ser diferente. A suíte tem vista privilegiada para a piscina e a charmosa área verde externa, com duas aberturas generosas que ainda propiciam ventilação cruzada dentro do ambiente. Outra boa estratégia para manter o requinte está nas cortinas: o voil linho branco faz o acabamento das janelas, reafirmando transparência e fluidez com o contato externo.

Foto: Rudi Razador

Destaque também para a parede da cabeceira revestida em cerâmica marmorizada e o piso vinílico em composição perfeita com o mobiliário em lâmina amadeirada, espelho bronze e puxadores em red gold que compõem a elegância do espaço de descanso.

DETALHANDO

1. Brutalismo e minimalismo sintetizam o refinamento da casa, vista pelo lado de fora. Com traços retos e atemporais, o paisagismo ganha o protagonismo: costela de adão, capim do Texas, palmeira imperial e jasmim amarelo complementam a arquitetura ímpar e contemporânea.

Foto: Rudi Razador

2. O cantinho que abriga o único filho homem do casal traz jovialidade com design aventureiro. O toque descolado ficou a cargo do papel de parede e do MDF acinzentado e amadeirado.

Foto: Rudi Razador

3. O piso nivelado permite a convivência perfeita em dias de festas. A funcionalidade do ambiente também é marcada pela varanda com portas de correr entre o deck, possibilitando o uso em dias chuvosos e de frio. Equipado com churrasqueira, cooktop, adega, cervejeira, cuba e home theater, o ambiente se torna ideal para curtir bons momentos de descontração.

Foto: Rudi Razador

4. O charme da área externa fica por conta da piscina. Revestida em cerâmica que remete à pedra Bali da Indonésia, até a cor d’água se torna convidativa e exuberante para aproveitar os dias de sol.

Foto: Rudi Razador

5. Pequenos lavabos e grandes ideias. Ambiente marcado por piso e paredes revestidos em charmoso porcelanato marmorizado. Moderno e elegante, o móvel em lâmina madeira freijó e a cuba incrustada em granito Preto São Gabriel também garantem o requinte a mais este espaço.

Foto: Rudi Razador

Publicações Relacionadas