Últimas Novidades

03 dez 2020

Destaques

Destaques

Bom gosto aguçado por Maristela Cachinski Arquitetura

Contrastes suaves de cores e texturas marcam a composição deste apartamento de 150 metros quadrados, feito para recém-casados que desejavam espaços funcionais e confortáveis para estudar e trabalhar.

Assim como nas artes plásticas, a personalidade de arquitetos e designers é expressa em suas obras. Os traços, as cores e as texturas que estão sempre presentes nas composições tornam-se marcas de seus projetos, atraindo admiradores que os escolhem para compor seus próprios espaços. Na carreira da arquiteta Maristela Cachinski, não foi diferente: a longa experiência a levou à criação de um portfólio reconhecido pelo uso de materiais e cores sóbrios, elegantes e sem muitas misturas para manter a harmonia — uma fórmula que resulta em propostas audaciosas e impactantes.

Foto: Grasi Mohr

Neste apartamento, onde mora um casal composto por uma advogada e um empresário do ramo de madeiras, a profissional seguiu o seu clássico conjunto estético com paleta de cores frias, contrastes pontuais e combinações que dialogam em todos os ambientes — do espaço social, com cozinha, sala de estar e área gourmet integradas, às suítes, que exalam a sofisticação e o conforto que o espaço exige em meio a elementos atemporais.

Foto: Grasi Mohr

Cinza, preto, branco e madeira dominam os móveis e os revestimentos. Para o piso, a arquiteta optou por dois materiais para manter a unidade visual entre os cômodos: madeira e porcelanato. A partir dessas escolhas e de uma mudança significativa no layout, nasceu o projeto. “As prioridades eram espaços aconchegantes e funcionais para curtir filmes, escritório para estudos, ambientes amplos e fluidos, além de conexão na parte social”, explica Maristela.

Foto: Grasi Mohr

Estrela da sala de jantar, a mesa flutua com tampo em madeira pés em vidro. “Sem dúvida, é o centro das atenções. Para harmonizar, colocamos oito cadeiras Edu revestidas com um tecido tipo linho cru, bem claro”, conta a arquiteta. Em uma das paredes, um nicho de apoio para pratos em mármore preto Nero adentra o closet de uma das suítes. Na parede oposta, uma cristaleira revestida em vidro refletivo em tons escuros e porta deslizante separa a área de refeições da cozinha.

PONTOS-CHAVE

• A cozinha mantém a unidade visual dos outros ambientes ao explorar uma paleta de cores sóbrias.

• O espaço é marcado pelo piso na cor cimento queimado, eletrodomésticos em inox e marcenaria em tonalidade cinza com bancadas em Silestone.

Foto: Grasi Mohr

• Na proposta monocromática, a ilha central em mármore preto Nero ganha destaque.

Foto: Grasi Mohr

Leveza é a palavra que define a suíte do casal. Cores claras, com predominância de cinza claro e branco, se destacam na paleta do ambiente, que tem como protagonista a cama revestida em couro, sob o piso de madeira triangular. O mobiliário fixo dá o tom do espaço, com painel revestindo o acesso ao quarto e armários que levam ao closet, com portas de espelho que, assim com o painel da TV, proporcionam sensação de amplitude.

Foto: Grasi Mohr

No banheiro, os revestimentos em porcelanato Calacata nas paredes e Munari Cimento no chão exibem a perfeita combinação de tons frios. A composição é arrematada pela bancada com cuba esculpida em mármore Calacata e pelo espelho, que se abre em forma de armário.

Foto: Grasi Mohr

DETALHANDO

1. Modelo clássico da Natuzzi, o sofá de canto deixa de lado o revestimento tradicional em couro, dando lugar a um tecido suave ao toque para conferir aconchego ao espaço

2. A churrasqueira é revestida com painel ripado. Na abertura, uma moldura em mármore preto Nero destaca o elemento-chave do espaço gourmet, que conta ainda com adega, cervejeira, uma mesa Saarinen com tampo em Calacata e cadeiras com palha, onde os moradores jogam cartas, além de curtir bons cafés e drinks.

3. Na sala de estar, o destaque vai para o móvel laqueado cinza, que recebe a TV. “A estrutura parece flutuar em um painel de espelho. Camuflamos mais uma vez a porta que leva à ala íntima, garantindo privacidade ao casal”, explica Maristela. Para aquecer os moradores nos dias de frio intenso, a lareira ecológica foi adicionada à composição.

Foto: Grasi Mohr

Publicações Relacionadas