Últimas Novidades

17 abr 2021

Destaques

Destaques

Uma ilha no meu lar por MDX Arquitetura

Viagens em família deram luz à estética serena que protagoniza o projeto em Balneário Camboriú. Para a nova fase do quarteto, cada elemento se une em busca de harmonia e ares frescos.

As Ilhas Maurício, localizadas no Oceano Índico, são um passaporte de águas azuis-turquesa, areia branca e cachoeiras relaxantes que a elegem como cenário de momentos inesquecíveis. Destino de uma viagem em família que marcou a memória do casal, o arquipélago emprestou a magnitude marítima ao invadir a concepção do novo projeto.

Foto: Mariana Boro

Autoras de um encontro de cores, texturas e tramas com belezas sensoriais, a arquiteta Maria Fernanda Aliano e a designer Maria Cristina da Silva, parceiras no MDX Arquitetura, contam que, na hora em que os clientes mostraram as fotos da viagem ao local, a leveza que tomou conta de seus corpos e almas. Assim, veio a ser a grande inspiração para a cobertura de 260 metros quadrados, em um dos edifícios mais altos do Brasil, da FG Empreendimentos.

Foto: Mariana Boro

Tons de areia, fluidez de espaços e muita luz solar compõem os ambientes que transmitem frescor e serenidade. Com tudo arrematado à mão, os espaços contêm móveis assinados, iluminação cênica e uma vista deslumbrante para o mar. Já na área da piscina, o pé-direito duplo ganhou uma textura de cascata de quase seis metros de altura, tornando-se um dos tantos destaques.

Foto: Mariana Boro

Quatro metros de comprimento dão origem à mesa de jantar, que transmite a sensação de flutuar entre a dúzia de cadeiras Ola revestidas em couro branco. Emoldurando o ambiente das refeições em família, as profissionais do MDX adicionaram xales que, junto às persianas, emolduram a paisagem praiana. Um dos desafios do projeto foi a composição da cristaleira suspensa, elemento que é responsável por setorizar os espaços. Uma estrutura metálica foi desenvolvida para suportar o peso dos cristais de um lado e da TV de outro. A composição de 33 pendentes Ponto, de Jader Almeida, trazem movimento à estética requintada, remetendo às ondas do mar.

Foto: Mariana Boro

PONTOS-CHAVE:

• Lar de um recém-nascido de apenas três meses, a movelaria foi escolhida a dedo para resultar em espaços fluidos e funcionais. Além de peças assinadas, os móveis foram eleitos pela identificação com o estilo e o cotidiano da família.

Foto: Mariana Boro

• A iluminação natural abrangente introduz a atmosfera clean do projeto. Em plena sintonia com a paleta de cores em tons arenosos, os elementos conversam entre si em uma composição que preza pela harmonia.

• Criatividade e imponência entram em ação na cristaleira suspensa, adicionada entre a sala de jantar e o living. O elemento possui multitarefas: de um lado, armazena as taças de cristal; do outro, funciona como painel para a televisão.

Foto: Mariana Boro

A fonte de inspiração do projeto ganhou lugar de destaque no home theater. Para inspirar novas viagens, as profissionais adicionaram três quadros com imagem das Ilhas Maurício que, além de trazerem à tona momentos especiais, adicionam pontos de cor expressivo ao décor. A sofisticação reina no ambiente através dos muranos enaltecidos pela luz solar e pelo o protagonismo do sofá Misti, de Larissa Diegoli.

Foto: Mariana Boro

A grande estratégia proposta na cozinha do apartamento foi neutralizar os eletrodomésticos para que harmonizassem integralmente com a composição. As coifas — projetadas exclusivamente pelo escritório — receberam pintura em branco pérola. Os espelhos foram grandes aliados das arquitetas, que revestiram as portas de um dos armários com o elemento na cor bronze, adicionando equilíbrio e integrando a paisagem. As cadeiras Helga, do Estúdio Bola, e as banquetas Moi, de Marcelo Ligieri, também foram eleitas para o espaço.

Foto: Mariana Boro

O quarto do filho segue a narrativa predominante nos espaços, mas sem deixar boas doses de personalidade que arrematam a composição. A cabeceira possui um design diferenciado, com estofado em linho adicionado até o teto. No espaço projetado para os estudos do menino, uma poltrona azul marinho adiciona contraste à estética clean.

Foto: Mariana Boro

DETALHANDO:

1. Na suíte master, estratégias arquitetônicas foram concebidas para que não haja nenhum empecilho na contemplação da vista do apartamento. O ambiente conta com duas mesas, espaço para beleza e a poltrona Romeu, do designer Gustavo Bittencourt.

Foto: Mariana Boro

2. Como a primeira impressão é a que fica, o hall de entrada foi projetado para surpreender. Uma tabeira foi desenvolvida no piso do ambiente, além dos painéis ripados com iluminação e arandelas, que criam uma composição personalizada no espaço.

3. As poltronas assinadas pelo designer Sérgio Rodrigues foram posicionadas para contemplar o pleno descanso da família. Segundo as profissionais, os elementos “tornaram-se o canto preferido dos clientes”.

Foto: Mariana Boro

4. Da série: lavabos com personalidade, este ambiente recebeu um mix de elementos imponentes e uma paleta de cores expressiva. Um rodapé iluminado, espelho em serralheira, pedra natural e cuba esculpida fazem parte do espaço.

Foto: Mariana Boro

Outros ângulos do projeto:

Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro
Foto: Mariana Boro

Publicações Relacionadas