Família, êh! Família, ah! Por Studio Córtex
Abraçando a pluralidade de cada integrante, o novo lar propõe conforto e amplitude como pontos-chave dos ambientes internos. Assim, os ritmos e rotinas diferentes são acolhidos com um décor imponente e sofisticado.
Família é sinônimo de lar. É o elo mais duradouro e belo da nossa trajetória. Por isso, a casa sempre servirá como acesso ao bem-estar daqueles que amamos e palco para grandes momentos serem compartilhados. Deixando para trás um apartamento que não comportava as necessidades da grande família, o casal e quatro filhos, dois adolescentes e duas crianças pequenas, decidiram apostar em um novo lar com ambientes que acolhessem a fase que cada integrante está vivendo, estimulando a convivência e os momentos de lazer.
Ao assumir o novo projeto de antigos clientes, a arquiteta Naiana Bandeira, do Studio Córtex, imprimiu o estilo já conhecido dos moradores com novos pedidos: amplitude visual e um design leve. Assim, o lar em Concórdia ganhou máxima integração entre os ambientes e materiais personalizados para o bem viver.

Destaque da proposta, a sala de cinema tem como protagonista a laca em tom claro no painel de projeção, com um tecido especial para que a imagem fosse transmitida de forma plena. O cômodo da sétima arte também ganhou forro em madeira melamínica ripado, que auxilia na absorção do som. Esbanjando sofisticação, a sala da lareira recebeu uma parede texturizada com revestimento cimentício, que assume uma proposta monocromática no espaço contemporâneo.
Mais do que ser o centro da residência, a sala de jantar é a aura do projeto. Unindo afetividade e um design clean, os detalhes amadeirados adicionam energia no porcelanato branco marmorizado, que foi a aposta de toda a circulação. O ambiente foi projetado ao lado da cozinha e do espaço gourmet, facilitando a transição dos cômodos sem maiores empecilhos. Segundo Naiana, o destaque do projeto fica por conta do grande vão da escada, que une todos os cômodos da residência.

PONTOS-CHAVE:
• Típico de uma família com muitos integrantes, a rotina agitada e com horários diferentes foi o ponto-chave para a criação da cozinha, que recebeu elementos funcionais e uma linguagem atemporal.

• A cor azul petróleo deu vida ao mobiliário fixo do ambiente, acrescentando ousadia e vitalidade ao coração da casa.

• Para resgatar memórias afetivas, a mesa redonda é a responsável pelas refeições rápidas, mas repletas de carinho.
• O pendente acrescenta estilo e charme à linguagem contemporânea adotada na cozinha.

Criada em um nível elevado, a suíte master é um verdadeiro retiro acolhedor. Pensada para o casal relaxar distante da agitada rotina com os filhos, a arquiteta imprimiu sua marca registrada e mesclou diferentes texturas em um único décor: madeira, pedra, tecidos e cristais são alguns dos materiais utilizados para compor.

A área íntima ganhou uma sala de estar com a mesma unidade visual do quarto. No ambiente, o descanso do casal rege a proposta e, quando o marido precisa se ausentar para trabalhar, as filhas menores podem estar junto à mãe com aconchego, segurança e comodidade.
DETALHANDO
1. A cristaleira e o aparador foram desenhados em um único móvel, facilitando a circulação nos ambientes e setorizando os espaços.

2. Projetado para o bem receber de amigos e parentes, o espaço gourmet foi explorado com materiais funcionais e de fácil manutenção. O tampo em Dekton agrega praticidade ao espaço, enquanto a madeira natural, adicionada na bancada do ambiente, traz calor e requinte. Remetendo ao concreto aparente, o revestimento da churrasqueira preenche o local com contemporaneidade.

3. Com uma linguagem rústica guiando a composição, uma sala de TV foi projetada ao lado do espaço gourmet. Com a proposta de acolher as crianças enquanto as refeições são preparadas, o ambiente explora uma narrativa rústica, com tijolos dominando a parede principal, luminárias com estilo industrial e um fogão à lenha tradicional.

4. Traduzindo sofisticação em uma composição ousada, um efeito luminoso foi construído no lavabo com o rebaixo no forro. A aposta do ambiente foi utilizar o mesmo revestimento no piso e na bancada, enquanto o papel de parede é enaltecido com as cores sóbrias. Os metais em Rose Gold e a torneira acrescentam boas doses de requinte.

Veja outros ângulos do projeto:
Publicações Relacionadas
Bonito por natureza
Sonhos concebidos, por Dani Mais
Celebrar gerações por Studio Córtex
Juventude atemporal
Fique Conectado

Arquitetura
Mosaicos, as obras das musas
“Um coração em cacos, depois que cicatriza, vira o mosaico mais lindo que já vi”, versa o poeta contemporâneo paulista…
Oásis em casa: salas de banho para relaxar
O expediente acabou e, depois de um dia longo e cansativo de trabalho, o desejo é chegar em casa e…
Memória com Paulo Mendes da Rocha
Provocativas, a literatura e a filosofia nos fazem encarar a efemeridade da vida. “Nunca somos. Sempre estamos”, diz Chico Buarque…
Design
De volta à era das pedras naturais
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente esculpi até libertá-lo”. A frase do pintor, escultor, poeta e arquiteto…
Invasão italiana
A arte pulsa nas veias do povo italiano. Pelas mãos de Leonardo Da Vinci, nasceu Mona Lisa; da mente de…
De bar em bar
Salute! Prosit! Tim, tim! Lugar de celebrar a vida, encontrar os amigos e apreciar bons drinks, o bar é mais…