Um hotel para chamar de seu por OSA Arquitetos
Pensado para o cotidiano dinâmico de uma família jovem – um casal e seu dois filhos –, este apartamento assinado pelo escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados teve como inspiração um hotel, reunindo aconchego e funcionalidade em seus três pavimentos.
Integrar ambientes e trazer soluções às dinâmicas do lar é sempre uma missão dominante na arte de projetar. Envolvendo três pavimentos com uma atmosfera moderna e toques românticos, os arquitetos do escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados exploraram a essência dos elementos na promoção de ambientes conectados. Tudo para entrelaçar os momentos em família, com muito conforto e sem preocupações – já que os filhos do casal ainda estão em tenra idade.

Os andares foram divididos em área íntima, social e de festas com piscina, respectivamente. A inspiração que desenha a proposta veio de um hotel no qual os clientes se hospedaram, somada a outros requisitos: tinha que ser acolhedor, com elementos natural e acima de tudo, funcional.

Além disso, um pé-direito duplo para conferir a sensação de amplitude – interligando os planos de convivência – e uma mesa de sinuca, que confere um ar descontraído ao décor. Para o bem estar, a ergonomia foi pensada em cada canto. Já os espaços foram planejados de modo a ficarem livres e fluidos, para que as crianças pudessem brincar, correr e se divertir com segurança e conforto acústico.

O segundo pavimento contempla a entrada com living, sala de estar, sala de jantar e a mesa de sinuca – um pedido especial, que confere descontração ao living social. A escada é o elemento central do espaço, promovendo a organização como o eixo de circulação principal, de maneira harmônica, em especial pelo seu design vazado e em vidro. A sala de jantar recebeu móveis em off-white com cadeiras em estilo poltrona e uma iluminação pendente envolvente.
PONTOS-CHAVE
• A proposta é contornada por uma paleta de cores mais escuras, compondo com o contraste entre materiais brutos e polidos, como o granito preto absoluto escovado e peças em cristais Di Murano. O grande destaque está na mesa de jantar, que recebeu uma estrutura mais brutalista.
• A bancada com cooktop e coifa foi colocada em uma posição estratégica, permitindo interação e boas conversas durante os momentos gastronômicos mais intimistas.
• A iluminação explora pontos-chave, como na bancada e na mesa de jantar Araucária, assinada pela designer Cristiana Bertolucci – protagonista do ambiente.
DETALHANDO
1. Em sintonia com a paleta de cores mais contrastantes, o terraço recebeu tons mais escuros. O mobiliário externo em cordas evidencia a leveza da madeira somada à variedade botânica, que além de beleza, conferem privacidade ao espaço feito para todas as estações.

2. A madeira é uma protagonista aconchegante do living, que reveste os painéis e compõe a divisória com lâminas ripadas e iluminação – em diálogo com outros ambientes.

3. Grande destaque da sala de estar, a mesa em MDF carvalho, assinada pelos arquitetos, tem um design clean, compondo com o centro em mármore travertino romano bruto. Peças em cristais Di Murano compõem com sofisticação o espaço.

4. Área externa do apartamento, a piscina integra o terraço, recebendo um jardim vertical.

Veja outros ângulos do projeto:
Publicações Relacionadas
Interação natural
Em boa companhia
Fique Conectado

Arquitetura
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…
Garimpo pelo olhar delas
A estética contemporânea é leve, valoriza as linhas fluidas e o minimalismo em propostas marcadas pelo pensamento “menos é mais”….