Últimas Novidades

24 jun 2021

Destaques

Destaques

No ritmo das ondas por Rafaella Macedo

Projetada para o lazer de uma família jovem - um casal e duas filhas - a casa à beira-mar traz a essência de elementos naturais a uma composição contemporânea.

Uma tendência em expansão na arquitetura e no design de interiores, a relação entre o lar e natureza vai muito além de proporcionar cores e agregar na decoração. Com a proposta de reforçar os laços entre o mar catarinense e os moradores, a conexão com o meio ambiente é um dos destaques desta casa em São Francisco do Sul. Quando recebeu o chamado da antiga cliente, a arquiteta Rafaella Macedo acolheu a missão de construir a morada praiana do jovem casal de empresários e suas duas filhas.

Foto: Kacio Lira

Com seu portfólio de peso e mais de 790 metros quadrados para explorar, Rafaella projetou uma residência moderna e áreas marcadas por traços simples, geométricos e materiais brutos.

Foto: Kacio Lira

Com total liberdade para criar, a arquiteta precisou mexer na estrutura da casa e a encostou em uma das laterais do terreno, o que resultou em uma extraordinária vista para o mar, vizinho da residência. “Todos os ambientes têm vistas lindas das paisagens”, conta.

Foto: Kacio Lira

A proposta reuniu um time e tanto de elementos naturais como o concreto aparente, o cimento queimado e a pedra. O painel em madeira cumaru também integra a área social como um dos responsáveis pela estética aconchegante presente no espaço.

Foto: Kacio Lira

A sala de jantar é integrada ao espaço gourmet e ao home theater. Funcional e moderno, o ambiente recebeu o pendente Crown, tendência na decoração. Desenvolvido pelos designers Jehs & Laub para a Nemo, o componente é uma releitura contemporânea dos antigos candelabros palacianos. A mesa de jantar Canavial, da Saccaro, é a peça-chave do cômodo, responsável por setorizar a área social e, claro, agregar beleza à composição com cadeiras Luna e May a sua volta.

PONTOS-CHAVE

• Em sintonia com a narrativa contemporânea, a cozinha recebeu uma estrutura metálica, que foi fixada envolvendo as coifas do espaço gourmet.

Foto: Kacio Lira

• Responsável pela elegância da cozinha, os acabamentos em Mármore Branco trazem sofisticação e contraste à bancada e ao espaço de trabalho.

• Um charme de décor, as cadeiras Bardot são peças curingas, que emitem leveza e harmonia em sua base de madeira natural.

Foto: Kacio Lira

• O piso em cimento queimado une a cozinha ao home theater, contemplando uma unidade visual no espaço.

Foto: Kacio Lira

O recanto do casal foi ainda mais valorizado durante o estudo do projeto, tendo seu espaço exclusivo com uma vista singular para o mar no andar superior. O ambiente recebeu uma paleta de cores contemporânea e um design acolhedor em meio à paisagem marítima que é a protagonista da suíte master, graças às amplas aberturas envidraçadas. A cama Orbitale Natuzzi foi escolhida para o ambiente pela estética minimalista, além de tornar o espaço um verdadeiro oásis. Para separar o quarto do closet, a arquiteta optou por uma estrutura em MDF vazada em tons claros, que adiciona uma atmosfera descontraída e singular à narrativa.

Foto: Kacio Lira

A união entre conforto e estilo é a proposta do quarto de hóspedes. A soma do décor aconchegante com a persiana de madeira e as arandelas criam o ar intimista exigido pelo ambiente.

Foto: Kacio Lira

A arte desenvolvida por José Malinoski expressa a linguagem do quarto da filha caçula, que tem como objetivo criar uma atmosfera infantil e criativa com as cores alegres e figuras florais. A pequena ainda fez um pedido especial: a cabana, que se tornou o lugar perfeito para brincar e soltar a imaginação.

DETALHANDO:

1. O banheiro é uma demi suíte, ou seja, o elemento de integração entre os quartos das filhas. A encantadora composição destaca o porcelanato Sixties Rose, que expressa os toques retrôs do cômodo, enquanto a modernidade é exibida nos metais pretos e na bancada marmorizada.

Foto: Kacio Lira

2. Na suíte principal, um espaço íntimo para o jovem casal recebeu as poltronas Bloom, peça sensível e acolhedora, que forma o cantinho perfeito para relaxar e desfrutar de um bom livro. A mesa Mínima, também da Saccaro, é um dos complementos do décor refinado.

Foto: Kacio Lira

Publicações Relacionadas