Últimas Novidades

01 abr 2020

DECORAÇÃO

Três dicas para montar um closet funcional com organização e praticidade
DECORAÇÃO

Três dicas para montar um closet funcional com organização e praticidade

Quem nunca sonhou em ter um closet reservado para guardar roupas e acessórios? Desejo de consumo de muitas pessoas, o projeto do ambiente facilita o dia-a-dia ao reunir, em um único lugar, os objetos pessoais do morador e o espaço para montar o look perfeito. Já pensou em ter um closet para chamar de seu ainda no início de 2020? Frequentemente pensado para compor a decoração dormitório, o closet auxilia na organização dos itens pessoais ao alcance dos moradores. Entretanto, se não for possível incorporá-lo dentro no quarto, é possível tornar o closet uma realidade em um outro caminho da casa.

Foto: Divulgação

Para o designer de interiores Henrique Freneda o primeiro passo para quem deseja ter um closet é definir onde ele será instalado. A partir daí, a próxima etapa consiste em escolher o estilo que melhor comporta todo o vestuário e acompanhará o dia-a-dia de cada residente. Os tipos de projetos são inúmeros: armários abertos ou fechados, com muitos espelhos, composto por prateleiras ou apenas araras, visual mais simples ou sofisticado, etc.

Foto: Divulgação

A primeira dica é  organização: 

A organização, tanto de roupas quanto de sapatos e acessórios, é prioridade na hora de montar um closet. “O objetivo é encontrar a melhor maneira de guardar os pertences de forma a otimizar espaço e facilitar a escolha das peças para vestir”,explica o profissional.

Se o tamanho disponível para o projeto for reduzido, o importante é apostar nos espaços verticais. Uma versão sem portas, totalmente aberta, costuma ser a mais indicada, pois o espaço interno é ampliado.

Foto: Divulgação

Já os closets grandes não envolvem muitos mistérios: a principal preocupação está em decorar o local de acordo com o estilo de vida dos moradores. Aposte em espelhos para ajudar a escolher a roupa perfeita para a ocasião e invista na escolha de sofás e pufes, que trazem praticidade e acrescentam charme ao local. Pensando um pouquinho mais além, um móvel pode ser instalado no centro do ambiente para receber joias e peças íntimas. Fora isso, obras de arte, quadros e esculturas, contam com a função de marcar a personalidade no cômodo.

Foto: Divulgação

Segunda dica: Tipos de materiais e acabamentos.

A escolha dos materiais é tão relevante quanto às dimensões do closet. Os mais comuns são a madeira e o MDF, que podem receber acabamentos diversos como a laca. Entretanto, é possível inovar! O vidro, por exemplo, mais utilizado em portas e gavetas, traz um ar moderno, além de facilitar na hora da limpeza. Para quem optar por esse revestimento, dá para misturar cores e desenhos com os acabamentos fosco e brilhante.

Foto: Divulgação

Terceira dica: Iluminação. 

“A execução de um projeto luminotécnico eficiente facilitará a vida dos clientes, como também ressalta o décor do closet”, afirma Henrique. Muitas vezes, as pessoas não dedicam a merecida importância referente a essa questão. Há uma preocupação evidente com a organização das peças e com o espaço disponível, porém como se vestir sem ter uma visão ampla das combinações?

Publicações Relacionadas