Últimas Novidades

04 ago 2021

PROJETOS

PROJETOS

Um convite à nobreza por Silvana Pretto

Os 15 anos trabalhando em projetos para a família fez Silvana Pretto assinar um apartamento luxuoso, marcado pelas tonalidades suaves e uma movelaria que inspira o bem receber.

É um fato que a confiança entre arquiteto e cliente é um dos pilares para desenvolver um projeto de excelência. Para conceber o novo lar em Jaraguá do Sul, Silvana Pretto resgatou os 15 anos de trabalho com a família para ir além e comandar a criação com o olhar de quem já conhece a fundo os gostos e as necessidades dos proprietários. Após projetar a casa do filho, loja e outros espaços, agora foi a vez de assinar o apartamento de 250 metros quadrados para o casal de cerca de 60 anos e os três filhos.

Foto: Karina Presoto

Empresários, os clientes possuem uma rotina turbulenta e a sinergia com a profissional foi um dos pilares para o resultado ir além das expectativas. A arquiteta também dedicou sua atenção para ressignificar componentes da antiga casa da família e adaptá-los à proposta contemporânea de maneira sensível, principalmente os itens religiosos e as nobres esculturas.

Foto: Karina Presoto

Em uma narrativa guiada pela cartela de tonalidades suaves, os ambientes foram pensados para o bem receber. Amplos espaços de convívio e um mobiliário extremamente detalhado roubam a cena, assim como a sofisticação enaltecida na decoração e nos acabamentos. Integrada à sala de TV, a sala de estar recebeu uma chesterfield em couro de cor laranja e a mesa de centro assinada por Jayme Bernardo.

Foto: Karina Presoto

Para que as refeições sejam desfrutadas em grande estilo, a sala de jantar tem o predomínio de uma decoração sutil, mas personalizada: o tapete foi desenhado exclusivamente para remeter aos lustres retangulares, envolvendo os moradores com os formatos lineares. As mesas e as cadeiras foram alocadas perto de grandes aberturas envidraçadas, que auxiliam na entrada de iluminação natural e, de quebra, resultam em uma paisagem inspiradora de Jaraguá do Sul. Como os clientes recebem convidados com frequência, o conforto foi primordial na concepção dos espaços e é enaltecido na mobília solta.

Foto: Karina Presoto

PONTOS-CHAVE:

• A área social foi setorizada em dois ambientes: home theater e uma sala menor e mais íntima. Para a sala de estar, o sofá branco em formato orgânico foi composto com a chesterfield e, juntos, proporcionam um contraste criativo de cores complementares.

Foto: Karina Presoto

• Silvana Pretto teve o seu olhar apurado para os revestimentos, adicionando-os assertivamente ao longo do projeto. O porcelanato Oro Bianco Peak constrói a estética do painel da TV, assim como a complementar beleza dos acessórios decorativos.

• Peças banhadas a ouro e móveis com design de alto padrão são recorrentes no ambiente, que recebeu ripas em madeira e outros elementos do mesmo material.

Foto: Karina Presoto

A religiosidade é um ponto importante para a família e, por isso, diversos elementos retomam a devoção. Na cozinha, a imagem da Santa Ceia foi recuperada do antigo lar e revitalizada pela arquiteta, que a colocou em uma caixa de acrílico para conversar a sua integridade e, claro, dar um toque moderno.

Foto: Karina Presoto

Além de ser um ambiente amplo e com espaços bem definidos, foram incorporadas diferentes texturas para elevar o estilo do espaço — como o revestimento em 3D iluminado da bancada e o porcelanato de alto relevo na área de serviços.

Foto: Karina Presoto

O Mármore Paraná Macchia Oro é um dos responsáveis pela sofisticação da área gourmet, que contempla a mesma paleta de cores dos demais ambientes — mas não deixa de surpreender por tamanha nobreza. O espaço é integrado à sala de jantar e recebeu uma cristaleira iluminada, que cumpre o papel de abrigar os rótulos dos proprietários e, de quebra, auxiliar no décor imponente. Diversos assentos foram planejados com a função de tornar o espaço mais receptivo.

Foto: Karina Presoto

A amplitude foi a norteadora da proposta da suíte master, além dos elementos neutros que assumem a atmosfera serena. A arquiteta buscou adicionar espaço para abrigar as roupas, sapatos em acessórios dos clientes, além de inserir uma linguagem clean com toques clássicos. A cabeceira é um adorno encantador, que possui linhas em dourado e emana conforto.

Foto: Karina Presoto

O banheiro do casal assume novos patamares com a rocha ornamental escolhida para a bancada personalizada e a parede.

Foto: Karina Presoto

A otimização de espaços foi utilizada com louvor no quarto da filha, que recebeu uma escrivaninha para estudos, além de nichos e gaveteiros para auxiliar na funcionalidade. O décor leve, embalado pelo tom de rosa é uma das tônicas da proposta.

Foto: Karina Presoto

O dossel traz toques do estilo palaciano e personaliza o ambiente ao lado dos tecidos que enaltecem o aconchego e do balanço em cordas e tramas.

Foto: Karina Presoto

DETALHANDO

1. Os espelhos cumprem o papel de tornar o hall de entrada imponente e, de quebra, transmite a sensação de duplicar o pé-direito. Iluminação sofisticada, adornos nos pisos e painéis que foram adicionados estrategicamente se destacam no espaço.

Foto: Karina Presoto

2. No lavabo, a pedra Tiffany Green e o lustre de pedras constroem a atmosfera intimista. A pia de murano e os metais dourados arrematam a composição.

Foto: Karina Presoto

Publicações Relacionadas