Maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas ocorre até 27 de outubro no empreendimento Cidade Milano

Fortalecendo ainda mais a assinatura como um arquiteto conectado com o morar contemporâneo e os desejos de sua geração, Gabriel Bordin chega à mostra CASACOR Florianópolis com o Cloud Nine, o quarto que se transforma em estar e também na versão pessoal – e de sua jovem equipe – do que reconhece como o espaço de descanso e aconchego. O nome nasceu da expressão “to be on cloud nine”, traduzida livremente como “estar nas nuvens”.
Esse sentimento aparece essencialmente a partir da Cama Nuvem, criação autoral de Gabriel em parceria com a grife de colchões Reveev, patrocinadora do ambiente. Fugindo dos padrões nacionais, a peça foi desenvolvida propositalmente mais baixa, como um convite acessível ao relaxamento, além de criar um volume menos massivo na composição. A parceria ainda rendeu o inusitado e grande painel retroiluminado feito de molas ensacadas – “a alma do colchão” – cuja superfície translúcida e orgânica enfatiza a sensação de estar flutuando no céu. De estar entre as nuvens.

Como expressão imagética de suas ideias, o profissional optou por cores claras, que não fogem dos tons de nude e das escalas de cinza. Dominante, o Branco Cru da Coral assume o papel de protagonista da paleta, enquanto estratégicos pontos pretos se destacam. Assim como o pórtico amadeirado que emoldura a janela e cria um pequeno living diante do dormitório ofertando a luz necessária à beleza da jabuticabeira escolhida para trazer natureza ao concreto. Para o piso, o porcelanato amadeirado Husky Nude da Portobello.
No mobiliário, peças assinadas como a poltrona Jangada, de Jean Gillon; a cadeira Julieta, de Gustavo Bittencourt; a mesa Caê, de Fernando Mendes; e, em mais uma criação autoral de Gabriel, um biombo em vidro jateado e serralheria branca também faz as vezes de cabeceira. Entre as obras artísticas, produções de Sérgio Lucena, Ricardo Homem, Henrique Savas e Sabrina Bordin Sirino. Detalhe dos detalhes, um poema de Yoko Ono pode ser encontrado em algum lugar do ambiente, onde também repousa, sobre a mesa ao lado da cama o relógio do avô do arquiteto, presente em todas as participações na mostra. Já o armário branco, feito para criar o efeito de “estar voando”, ganha o contraponto com o grande bloco de mármore carrara que em sua composição traz as cores do ambiente como num espelho das nuvens.

Diante do conceito Planeta Casa, proposto como guia da CASACOR neste ano a partir da tríade sustentabilidade, tecnologia e afeto, Bordin se apropria naturalmente do tema.
“O espaço foi pensado para gerar o mínimo de desperdício possível através das pontuais intervenções construtivas, uma vez que todas as benfeitorias deverão ser retiradas ao final da mostra. O mobiliário foi todo projetado e executado em uma modulação que facilita a adaptação em outros projetos posteriormente, reduzindo as sobras pós-evento”, conta. Já o painel de molas ensacadas se tornou uma solução prática ao dispensar a produção de uma parede que não vai durar mais dos que os 45 dias de exibição da mostra. E cerca de 75% destas molas poderão ser reaproveitadas. O arquiteto ainda optou por deixar o teto em sua forma original.
Quanto à tecnologia digital, Cloud Nine é, segundo Gabriel, “um espaço bem analógico, para se sentir nas nuvens. É tranquilo, orgânico e natural. Consequentemente, o analógico nos aproxima disso”.
Veja a galeria de fotos do ambiente Cloud Nine, de Gabriel Bordin:
Publicações Relacionadas
Fique Conectado

Arquitetura
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…
Garimpo pelo olhar delas
A estética contemporânea é leve, valoriza as linhas fluidas e o minimalismo em propostas marcadas pelo pensamento “menos é mais”….