Últimas Novidades

20 set 2021

Destaques

Um novo despertar
Destaques

Um novo despertar

Valorizando a elegância atemporal e longe de excessos, a arquiteta Juliana Loffi adicionou itens de design assinado em uma releitura do estilo clássico no projeto de 350 metros quadrados.

Com estrutura em madeira maciça pau ferro e assento em couro de búfalo com costura manual, a poltrona Maestri, da Sierra, é um dos destaques entre os elementos que compõem o living. Os tons do móvel em material orgânico criam um contraponto com a base neutra do espaço invadido pela luz natural. Foto: Fábio Jr. Severo

A sofisticação foge de estilos e se desenvolve em diferentes vertentes. Para aplicá-la nos projetos, os profissionais fazem a sua própria receita: cores, materiais e texturas se entrelaçam para um refinamento próprio, adaptado para as identidades que irão habitar cada espaço. A atemporalidade é um elemento importante nesta mistura, como ilustra o projeto assinado pela arquiteta Juliana Loffi, que dosou todos os ingredientes para um resultado único, aplicando estratégias que enaltecem a sofisticação sem reverberar excessos.

Após trabalhar para a família em outros três empreendimentos, chegou a vez da residência de 350 metros quadrados de um casal de empresários e seus dois filhos, um rapaz de 30 anos e a caçula de 12, receber atenção especial. Um dos desafios foi dar sequência ao projeto desenhado em 2014, que havia sido interrompido por alguns anos enquanto a família focava em outros planos.

Foto: Fábio Jr. Severo

A missão, então, era tirá-lo do papel sem modificá-lo. Assim, os conceitos permaneceram os mesmos: um lar elegante e funcional, com móveis de design assinado, referências italianas e toques clássicos. A sala de estar foi reconfigurada com inspirações neoclássicas, enaltecidas no sofá Louvre em capitonê e na poltrona Xangai que remete à tradicional Berger. No projeto, os complementos são tão importantes quanto o mobiliário: a luminária Ghost, do icônico Jader Almeida, a mesa lateral Santino e o vaso Bola, marcado pela delicadeza de Carol Gray, comprovam isso.

Foto: Fábio Jr. Severo

A simetria da movelaria planejada forma o pano de fundo da sala de jantar, assim como os diferentes formatos dos veios do Mármore Italiano Gris Armani. As cadeiras Sheraton são produzidas com detalhes em ouro, um contraste de cores que acentuou a releitura neoclássica da proposta.

Foto: Fábio Jr. Severo

A arquiteta redobrou a atenção no projeto luminotécnico: além de ter escolhido o pendente sofisticado, inseriu um sistema de automação em toda a residência. Para o descanso após as refeições, a poltrona Maestri, de Régis Padilha, tem excelência em conforto para o receber.

PONTOS-CHAVE:

• Um final de semana sem assistir a um filme, uma série ou um bom programa de televisão fica incompleto. O home theater garante estes e dezenas de outros momentos aconchegantes, principalmente com o sofá em couro automatizado e com a tela de projeção de 92 polegadas.

Foto: Fábio Jr. Severo

• Junto à mesa de centro Velutti, os vasos cristalinos lembram que a decoração também deve ser levada a sério em projetos de interiores — afinal, faz toda a diferença como complemento indispensável.

• Os boiseries desenhados no mobiliário fixo dão um toque retro à casa e entram em harmonia com a sofisticação predominante — além de dar profundidade aos painéis, portas e gavetas.

Foto: Fábio Jr. Severo

As molduras continuam pela cozinha, que recebeu estruturas metálicas em dourado que dialogam com a sala de jantar e com o estilo da família. Projetada em Laminam Bianco Absoluto, a bancada tem o papel de delimitar o ambiente e, de quebra, é um importante espaço para refeições cotidianas. As tonalidades de cinza entraram em harmonia com as banquetas Pekka e com a prateleira retrô sobre a janela.

Foto: Fábio Jr. Severo

Para arrematar, as portas e gavetas possuem tecnologia de movimento, assim como sistema de anti impressão digital.

Foto: Fábio Jr. Severo

Sensação de morar em um quarto de hotel: esse foi o pedido norteador da suíte master, que recebeu características dignas dos melhores spas. A banheira de imersão não poderia faltar, já que foi outro ponto-chave requisitado por mãe e filha. O elemento é um modelo italiano, possui tecnologia Air Massage X e um sistema integrado de cromoterapia.

Foto: Fábio Jr. Severo

Aliando descanso e beleza, o pendente em cristal egípcio e o Mármore Gray Armani auxiliam na linguagem elegante da área íntima.

Foto: Fábio Jr. Severo

A suíte da filha parece ter saído de um conto de fadas, com uma cabeceira que se destaca tanto pelo desenho ornamental quanto pelo tecido em capitonê e pelos tons de branco, azul e rosa. Boiseries nas paredes e detalhes do guarda-roupas se complementam, assim como os adornos em dourado e branco. A penteadeira recebeu a mesma narrativa: o móvel é evidenciado a partir do design orgânico da banqueta giratória Edu, da Sierra.

Foto: Fábio Jr. Severo

O quarto de hóspedes foi pensado para receber o filho e os amigos da caçula com hospitalidade e bem-estar. Com o painel estofado substituindo a cabeceira, a cama pode ser mudada de lugar com facilidade e não impede a sua movimentação. O tom atemporal de cinza garante que a estética permaneça impecável e aconchegante.

Foto: Fábio Jr. Severo
Foto: Fábio Jr. Severo

DETALHANDO

1. Imponente, principalmente em tonalidades profundas, a poltrona Xangai rouba a cena com a sua estrutura em madeira maciça Grandis e chapa multilaminada. A peça é uma releitura da clássica poltrona Berger.

Foto: Fábio Jr. Severo

2. A área da churrasqueira não fica para trás quando o assunto são elementos charmosos: o Mármore Grey Armani foi adicionado na churrasqueira, enquanto a bancada em Laminam Calce Tortora valoriza a estética das cadeiras Lima, da Tecline. Para o décor, a bandeja Jardim de Jader Almeida reforça o refinamento.

Foto: Fábio Jr. Severo

 

Publicações Relacionadas