Uma adega para chamar de sua
De diferentes tamanhos e estéticas, as adegas são conhecidas por conferirem uma atmosfera de relaxamento e conexão aos ambientes. Separamos cinco estilos para você se inspirar e aproveitar no Inverno!

O prazer de tomar um bom vinho é mais do que um ato, mas sim uma experiência, afinal, como diz a expressão em latim “In vino veritas”, no vinho está a verdade. Neste sentido, roubando a cena no décor, as adegas envolvem os rótulos nas condições ideais – fazendo desse um desejo para os amantes de vinhos.
Como protagonista ou coadjuvante na composição de sabores, a bebida é uma das mais antigas e famosas do mundo. Conhecida por envolver e reunir, ela se encaixa em qualquer estação, roubando a cena especialmente quando as temperaturas caem. Dos brancos aos tintos, uvas de diferentes tons, safras, origens e climas revelam uma infinidade de características, fazendo do ato de beber uma experiência sensorial rica – que requer um espaço aconchegante à altura.
Abrigando os rótulos, as adegas podem compor da planta residencial ao décor, a partir de móveis planejados e eletrodomésticos, seja de forma compacta em pequenos ambientes ou projetada de forma exclusiva. Um espaço para desfrutar em tons, notas, aromas e sensações, personalizado para quem é apaixonado por decoração, gastronomia e, é claro, vinho.

Associado a diferentes ambientes, as adegas variam de acordo com as propostas estéticas, quantidade de garrafas a serem armazenadas e, principalmente, as condições de iluminação, temperatura, umidade e circulação de ar. Para Michel Didjurgeit, responsável pela execução de adegas automatizadas há quase 40 anos, cada estrutura e sua motorização é pensada a partir da solicitação do arquiteto. Um dos fatores principais é a inteligência por trás da escolha dos materiais e o controle da refrigeração, importantes para a preservação dos rótulos.
Adega exclusiva
Esses são ambientes projetados especificamente para essa função, fazendo parte da planta residencial. A vantagem da adega exclusiva é de ser um espaço sem a necessidade de eletricidade, só sendo necessário acomodar as garrafas, se certificando de que a porta esteja fechada.

Adega subterrânea
Ambientes ousados e envolventes: assim podemos definir as adegas subterrâneas, que oferecem uma sensação única às pessoas que as frequentam. Um espaço feito para armazenar os rótulos com pouca incidência de luz natural e temperatura fria – entre 10ºC e 16ºC. Charmoso, o local é desejo de muitos sommeliers, afinal, é uma verdadeira relíquia para os apaixonados por vinhos.

Adega rústica
Os tons terrosos e texturas rudimentares, em referência à natureza, delineiam o estilo rústico da adega. Elementos como tijolos, madeira, ferro e luzes com cores mais quentes estão presentes neste ambiente, a fim de conferir uma sensação aconchegante e calorosa.

Adega moderna
Emanando elegância e sofisticação, as adegas modernas prezam por uma estética mais clean, neutra e fluida. Materiais como vidro e aço compõem este espaço que tem como toque essencial o projeto luminotécnico. A escolha por formas minimalistas e retas tem como foco destacar os vinhos armazenados.

Compondo o décor
Usada como um artigo de armazenamento, mas também com um fator estético, a adega pode integrar os ambiente, compondo espaços e facilitando o acesso aos vinhos. Salas de estar e de jantar, que possuem uma atmosfera mais intimista, são os mais escolhidos para desfrutar rótulos e receber o móvel.

Inspire-se com outros projetos para adegas:
Publicações Relacionadas
Áreas externas: um refúgio no meu lar
Fique Conectado

Arquitetura
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…
Garimpo pelo olhar delas
A estética contemporânea é leve, valoriza as linhas fluidas e o minimalismo em propostas marcadas pelo pensamento “menos é mais”….