Últimas Novidades

04 jul 2020

DECORAÇÃO

Uma cozinha para artistas da gastronomia
DECORAÇÃO

Uma cozinha para artistas da gastronomia

Projeto leva assinatura do arquiteto Ivan Wodzinsky e foi inspirada no Chef Francês Marie Antoine Carême

A arte costuma servir de inspiração para muitos projetos e, embora não seja considerada oficialmente uma, a gastronomia poderia facilmente abranger algumas delas em uma única criação. Pratos podem ser arquitetados, esculpidos e coloridos para conquistar os olhos e claro, o paladar e como já dizia o famoso chef francês Marie Antoine Carême, “as finas artes são cinco em número: pintura, escultura, poesia, música e arquitetura, o principal ramo da patisserie.”

O chef, que viveu entre 1784 e 1833, confeitou para a alta sociedade parisiense, incluindo Napoleão Bonaparte, além de ter trabalhado par o rei George IV por três anos. Carême é referência e objeto de homenagens de grandes chefs até hoje e não apenas no ramo gastronômico. Quem buscou inspiração no chef francês foi o arquiteto de Curitiba Ivan Wodzinsky, que trouxe para a sua Cozinha Carême simplicidade e praticidade, sem perder a elegância e estilo. “Carême foi sobretudo um grande pâtissier e inventou as “pièces montés”, sobremesas sobrepostas, as quais podiam ter grandes alturas e se inspiravam na arquitetura”, conta Ivan, explicando que seu gosto pelo estilo clássico revisitado.

Na Cozinha Carême, de 80 m², exposta na loja Mobitec, em Curitiba, Ivan criou um ambiente moderno para a cozinha, com design fundamentalmente clássico, apostando nos tons preto e branco para compor o projeto, trazendo, além de beleza, um local onde as pessoas queiram estar. Esta, aliás é a tendência para as cozinhas em 2020: espaços onde as pessoas tenham o prazer de ficar. Prazer de cozinhar. Não importando qual estilo de design. “Mas elegância, conforto e praticidade com bom design é fundamental”, pontuou.

Veja a galeria de fotos do projeto:

1/8

Fotos: Samuel Berger

Publicações Relacionadas