Versáteis e atemporais, papéis de parede são peças-chave no décor
Inspire-se com diferentes estilos de papéis de parede – do industrial ao botânico, um revestimento que está sempre em alta
Queridinho em questão de praticidade de revestimento, os papéis de parede são ótimos aliados quando o assunto é conferir personalidade e beleza a um ambiente, seja o espaço novo ou repaginado. Muitas vezes, o que afasta essa escolha é a possibilidade de composições conflitantes ou arriscadas. Compreendendo as dúvidas e algumas dores comuns, conversamos com o arquiteto Rico Mendonça e reunimos diversas informações, dicas, composições e tendências sobre o universo dos papéis de parede para você elegê-lo na hora de dar uma nova cara ao seu espaço!

A escolha do papel de parede
A escolha do papel de parede é subjetiva: vai de acordo com o momento, os conceitos e sensações que envolvem o ambiente e até combinação com os móveis. Neste sentido, a consulta com profissionais (arquitetos, decoradores, designers e especialistas das lojas) se faz importante para chegar na solução que agrade os moradores. Há um universo de possibilidades e algumas possibilidade vão entrar no bolso e na estética esperada.

Quais são os tipos de papéis de parede?
Papéis de parede são itens bem democráticos na decoração, com uma vasta cartela que varia entre material, padronagem, texturas, tecnologia e preços, se encaixando em diferentes projetos. Sua base pode ser desenvolvida a partir de diversos materiais:

Celulose: que são os mais tradicionais, com aspecto de papel, necessitam de cuidado da aplicação à limpeza;
Vinílicos: possuem aspecto de vinil por terem PVC na sua composição, e são super resistentes;
TNT: tecido não tecido, como já é seu nome, feito com fibras naturais e sintéticas;

Emborrachados: que possuem uma camada de EVA em sua superfície, e são fáceis de serem higienizados;
Alto relevo: papel com desenhos, produzido com materiais sensíveis e delicados. Aqui entram também os 3D;
Aveludados: possui detalhes sensíveis, que não podem ser expostos ao sol.
Padronagem dos papéis de parede
Do ar vintage ao tecnológico, estilo minimalista ao clássico, um dos elementos mais importante para a construção de conceitos do ambiente é a padronagem. Texturas e estampas
compõem diferentes tipos de projetos, junto às cores e tecnologias aplicadas, que somam diferentes sensações ao ambiente. Rico, que recentemente lançou sua coleção de papel de parede, dividiu com a gente alguma das tendências.
Os lisos são coringas na produção de espaços clean, fazendo a luz circular de forma uniforme espaço. Os tons mais claros conferem uma atmosfera agradável e elegante ao ambiente. Destacam-se as mínimas texturas, nuances de cores monocromáticas, assim como os naturais.

Os geométricos repassam tranquilidade e estimulam a criatividade. Linhas, formas puras, grandes formas roubam a cena, entrando também o 3D!
As texturas industriais traduzem espaços com toques mais urbanos, que antes eram disfarçados e hoje conferem protagonismo ao décor, casando com diferentes estilos. Estão em alta aço cortain, tijolinhos, cimento queimado e madeira, que se encaixam em propostas variadas de ambientação.
O botânico com folhas, galhos, florais e elementos abstratos, cria diversos ambientes: exóticos, estimulantes, calmantes e alegres.

Coleção Nômade
A coleção Nômade é uma linha coordenada (papel de parede e tecido) desenhada por Rico Mendonça, que remete aos homens primitivos e traços modernos. Visitando esse espaço através de representações da memória afetiva, o arquiteto compôs uma coleção que produz uma atmosfera de bem-estar. São diversas padronagens, com estampas, tamanhos, combinações de cores e texturas.

Dicas para usar papéis de parede na decoração
Para Rico, o “ponto de partida para adicionar papel de parede à decoração é ter a mente aberta para conhecer esse universo, pela variação de cores e motivos estéticos”. A partir disso, leia, compreenda a dinâmica do espaço, os afetos e ideias que você quer desenvolver, mas principalmente: escolha um papel de parede que te encante e deixe o seu ambiente cheio de estilo.
Inspire-se com outras composições!
Rico Mendonça mostra identidade multifacetada em estúdio marcado por simbolismos
Publicações Relacionadas
Áreas externas: um refúgio no meu lar
Fique Conectado

Arquitetura
Mood verão: piscinas que vão além das simples funções
Quem nunca teve um sonho inusitado durante o sono, ficou intrigado com o que aquilo poderia significar e, curiosamente, correu…
Ah! Floripa
“Um pedacinho de terra perdido no mar”. A composição de Carlos Alvim Barbosa, o Zininho, eternizou seu amor por Florianópolis…
Design
Design Brazuca: a potência da criação nacional
Isto aqui, ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá”, entoa Caetano com a ginga que só o povo…
Faça-se a luz
A luz invade os espaços, realça os contornos e revela os detalhes que tornam os ambientes singulares. Fundamental para a…
Garimpo pelo olhar delas
A estética contemporânea é leve, valoriza as linhas fluidas e o minimalismo em propostas marcadas pelo pensamento “menos é mais”….